22 de fevereiro de 2013

Unidades de Atendimento Integrado descomplicam serviços para o cidadão

A rede de Unidades de Atendimento Integrado (UAI) em funcionamento em Minas Gerais realizaram cerca de 6,48 milhões de atendimentos à população em 2012, o número é 34,6% maior que o registrado no ano anterior.

Criadas em 2007, as Unidades de Atendimento Integrado (UAI) fazem parte do Projeto Estruturador Descomplicar, sob gestão da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Atualmente estão à disposição dos usuários 28 unidades espalhadas por 22 municípios mineiros, sendo quatro na capital.

Os cidadãos contam com uma gama de serviços para os mais diversos tipos de solicitações, como requerimento de seguro-desemprego, emissão de carteira de identidade, de atestados de antecedentes criminais e carteira de trabalho. No ano passado o serviço mais procurado foi a emissão de carteiras de identidade, foram emitidos 820.750 documentos.

Ainda em 2012, a Coordenadoria Especial de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado (Ceguai) fez um estudo para verificar a viabilidade de se estabelecer parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e disponibilizar os serviços do órgão nas UAIs. A coordenadora Especial de Gestão das UAIs da Seplag, Fernanda Girão em entrevista para o site Agência Minas diz que o estudo mostrou que é possível ofertar alguns serviços do INSS nas unidades. “A nossa meta para 2013 é estabelecer parceria com o instituto para ofertar esses serviços primeiro em uma unidade piloto, a ser definida. Em seguida, poderemos expandir para as demais unidades”, afirma.

Outra meta para 2013 é desenvolver um Projeto de Modernização da Carteira de Identidade com o objetivo de ampliar a segurança no processo de emissão do documento por meio do sistema biométrico.