4 de abril de 2013

Sociedade e parlamentares cobram ampliação do atendimento pediátrico dos planos de saúde

As Comissões de Direitos Humanos e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) abriram espaço para receber profissionais da pediatria, representantes de planos de saúde e sociedade civil em audiência pública conjunta. Realizada na manhã desta quarta-feira 03/04/2013, a audiência, requerida pelo deputado Fred Costa (PEN), do Bloco Transparência e Resultado da ALMG debateu o fechamento de prontos atendimentos pediátricos em Belo Horizonte.

O deputado Fred Costa relatou que nos últimos cinco anos 19 hospitais pediátricos foram fechados, total ou parcialmente, na capital mineira e que simultaneamente a procura pela especialização em pediatria caiu mais de 50% em Minas e no Brasil. Para ele, esta situação é o reflexo da política remuneratória do SUS e dos planos de saúde.

“Temos aqui a sociedade civil organizada, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, hospitais e pediatras imbuídos de um só sentimento que é melhorar a remuneração destes profissionais para que a população possa ser atendida com este serviço”, declarou o deputado que completou, “vamos nos reportar ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Saúde para que assim o faça. Desta vez, temos mães e pais mobilizados”.