17 de dezembro de 2014

Reunião especial na ALMG celebra história e conquistas do presidente Dinis Pinheiro

Em reunião especial realizada na tarde desta terça-feira (16/12), no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o presidente da casa, deputado Dinis Pinheiro (PP) foi homenageado por colegas e servidores pelos quase vinte anos de trajetória política no legislativo mineiro. O deputado Dinis agradeceu à boa convivência com deputados e servidores ao longo de seus 5 mandados consecutivos e recebeu, também, homenagens de artistas, estudantes e moradores de cidades vizinhas que vieram a Belo Horizonte especialmente para a reunião.
Eleito pela primeira vez em 1994, Dinis, então com 26 anos, se tornou o mais jovem deputado estadual do estado. Reeleito em 1998, 2002, 2006 e 2010 tendo sido o parlamentar estadual mais votado de Minas Gerais nas duas últimas disputas. Em 2006 foram 132.259 e em 2010 Dinis atingiu a marca de 159.422 votos.
Foto: ALMG

Foto: ALMG

Após ter ocupado por duas vezes (2007/2011) a Primeira Secretaria da Mesa Diretora da ALMG, na 17ª legislatura Dinis foi eleito presidente da ALMG para o biênio 2011/2012 e reeleito para 2013/2014.
Entre março de 2011 e abril de 2013 foi presidente do Colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas e da Câmara Distrital, período em que buscou fortalecer a autonomia do Poder Legislativo, liderando a apresentação ao Senado de Proposta de Emenda à Constituição ampliando as competências das Assembleias.
Ao longo de seus mandatos, o deputado também presidiu a Comissão Especial para Indicação de Conselheiro no Tribunal Contas, foi membro efetivo das comissões de Administração Pública e de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, entre outras. Também já exerceu papel de vice-líder do Governo e autor de quase 150 projetos apresentados à ALMG, como o ICMS Solidário.
Para o deputado Gustavo Corrêa (DEM), os agradecimentos e celebrações são justas. “Posso que poucos presidentes que estiveram à frente tiveram a capacidade que Dinis teve de articulação, de amizade com todos os parlamentares- sendo oposição ou situação – sempre de forma serena, mas sobretudo zelando pela responsabilidade que lhe foi conferida pelos seus pares e por tudo que a sociedade mineira esperava. Assim ofertou uma gestão transparente, uma gestão que procurou fortalecer o parlamento mineiro e fortalecer o desejo da população mineira dentro deste parlamento. Foram bom anos, a Assembleia de Minas cresceu muito e mesmo em momentos de climas exaltados o presidente Dinis teve a tranquilidade e a serenidade para encontrar através do dialogo o melhor caminho”- disse Corrêa.
A postura serena do presidente também foi lembrada pelo líder do Bloco Transparência e Resultado, deputado Lafayette Andrada (PSDB), que falou em plenário sobre como Dinis conduziu os trabalhos durante sua gestão. “Lutou para levar a Assembleia de Minas ao interior do estado e aos corações do mineiros. Com muita sabedoria, serenidade e sensibilidade soube transpor momentos de crise. Sem esse espírito democráticos e de conciliação, não sei como estaríamos. A estrada que Dinis construiu na vida pública é uma estrada que ainda vai longe”.
À frente da ALMG e em seu exercício como deputado, Dinis Pinheiro conduziu a casa do povo durante grandes realizações, tais como: Assine+Saúde, Bolsa Reciclagem, Passe-livre Intermunicipal, Dia do Barroco Mineiro, Memorial do Legislativo Mineiro, Memorial MG Transplantes, Movimento Idade com Qualidade, Criação da Comissão em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  Criação da Comissão de Prevenção e Combate ao Uso do Crack e Outras Drogas e Marcha Contra o Crack e Outras Drogas, entre outros.
Emocionado, Dinis agradeceu às homenagens, mas dividiu as realizações. “Sobre este e os últimos anos na casa, vejo um balanço altamente positivo. E isso se deve a uma força conjunta entre os deputados, os servidores e a uma sociedade participativa, que pode assim reforçar cada dia mais sua crença na seriedade e no trabalho da ALMG. Foram muitos projetos, muitas boas conquistas que não são apenas da Assembleia, são acima de tudo para a sociedade de Minas Gerais” – disse.
Tags: , , , , , , , , , , , , , , , .