13 de julho de 2012

Rede Legislativa de TV Digital Aberta é lançada em Belo Horizonte

A Rede Legislativa de TV Digital Aberta é uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Câmara dos Deputados e o Senado Federal para democratizar a informação e atender às demandas de participação da sociedade no Legislativo. Em um único canal digital, o 61, o telespectador poderá acessar a programação das TVs Assembleia, Senado, Câmara dos Deputados e das câmaras municipais. A ação faz parte do projeto Modernização da TV Assembleia, que integra o Direcionamento Estratégico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – 2010-2020.

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), considera que esse avanço tecnológico e a integração das casas legislativas é mais um passo na evolução do Legislativo em sua missão de ser o legítimo representante da vontade popular. “Por permitir maior integração do Estado e maior interatividade com os cidadãos, o canal digital será também uma ferramenta que irá contribuir para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo”, afirma o presidente.

A tecnologia digital permite ao usuário trafegar por quatro programações diferentes, 24 horas por dia, no mesmo canal, que já opera em caráter experimental desde 28 de junho. O sinal da ALMG pode ser captado pelo canal 61.2. A Câmara dos Deputados é sintonizada no canal 61.1 e, o Senado Federal, no 61.3. O canal 61.4 está reservado às câmaras municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Caberá à Assembleia Legislativa a alocação, a guarda e a manutenção dos equipamentos.

Áudio deputado Dinis Pinheiro:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.