21 de agosto de 2013

Projeto de Lei busca combater o uso de drogas com reinserção no mercado de trabalho

A dependência de drogas é realidade dura na vida de muitas famílias. A vida do usuário fica desestruturada social e profissionalmente. Dessa forma o grande obstáculo para as pessoas que procuram tratamento para a dependência química é a reinserção à sociedade.

Para ajudar essas pessoas, o deputado Duarte Bechir (PMN) criou o projeto de Lei 904/2011 que institui o Programa Vida Nova. A proposta busca promover a reinserção no mercado de trabalho de pessoas egressas de tratamento para dependência de drogas em comunidades terapêuticas ou outros estabelecimentos de saúde.

A proposta vai beneficiar as pessoas que concluírem seu tratamento conforme atestado fornecido por instituições cadastradas junto à Secretaria de Estado de Saúde. Uma das condições estabelecidas é que o trabalho a ser desenvolvido não envolva o contato com substâncias psicoativas ou que possam levar à retomada do consumo de drogas.

O PL foi aprovado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na manhã desta quarta-feira (21/08/2013). “Este projeto visa beneficiar empresas que deem oportunidade para que essas pessoas possam reerguer seus projetos de vida fora do vício”, afirmou Bechir.

De acordo com o relator, deputado Arlen Santiago (PTB), o trabalho para a pessoa que se tratou pode ser fundamental para sua completa recuperação e as empresas são peças chave nesse processo. ”Ao buscar nas empresas essas parceria nós teremos a salvação de muitas vidas que estão sendo perdidas pela droga”, disse.