13 de junho de 2013

Programa Valores de Minas leva arte e conhecimento para jovens

O Valores de Minas é um programa do Servas e do Governo de Minas que oferece a jovens das escolas estaduais oficinas de arte visando a formação cidadã dos estudantes e o crescimento pessoal. É também uma grande oportunidade para afastar adolescentes do trabalho irregular e aproximá-los da cultura. Com uma formação mais completa, o Valores de Minas aumenta as chances destes jovens se prepararem melhor para a vida adulta.

O programa foi destacado durante audiência pública realizada pela Comissão de Trabalho, da Previdência e da Ação Social na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira 12/06/2013), para debater o trabalho infantil. De acordo com Dener Nolasco, diretor de Programas e Projetos do Servas, o Valores de Minas aproxima os jovens da arte e é uma alternativa de retirada das crianças do meio de risco social.

Para a deputada Rosângela Reis (PV), que solicitou o debate, é importante conscientizar as pessoas para que elas possam cobrar caso abusos de trabalho infantil ocorram. Segundo ela, a criança precisa estar na escola sendo educada em vez de trabalhar. Também é necessário “que ela possa associar a escola com atividades esportivas, culturais e pensar num futuro melhor”, disse.

O programa

Lançado em 2005 pela presidente do Servas, Andrea Neves, e pelo governador Aécio Neves ,o programa teve continuidade no Governo Anastasia e beneficia, por ano, cerca de 500 estudantes

São oferecidas oficinas de teatro, circo, música, dança, artes plásticas a jovens de 14 a 24 anos. Também estão previstas no currículo aulas de história da arte, literatura, ética e cidadania. Nos finais de semana são oferecidas aulas de reforço escolar.

Cada turma tem atividades pelo período de nove meses. Na última etapa eles criam um espetáculo que integra todas as linguagens estudadas. O espetáculo é apresentado ao final de cada ano e os alunos participam da elaboração do roteiro, da trilha sonora, da produção do cenário, figurino e adereços e também atuam. A apresentação mostra o resultado de todo o processo de aprendizado.

Fonte:  Servas