23 de agosto de 2012

Programa de PPPs do Governo de Minas recebe prêmio internacional por ser considerado o melhor do mundo

O modelo de gestão do Governo de Minas, com base no planejamento de ações em parceria com a iniciativa privada, teve o reconhecimento da imprensa internacional. Em Londres, o Estado foi agraciado com o Prêmio de Melhor Programa de Parcerias Público-Privadas do Mundo. A premiação, concedida pela revista World Finance, refere-se ao ano de 2012 e atesta a credibilidade e eficiência das políticas desenvolvidas pelo executivo estadual.

Minas Gerais tem buscado fomentar as parceria-público-privada em todos os setores e os resultados já são perceptíveis até fora do país. O Estado foi o primeiro, entre todas as unidade da federação, a criar o arcabouço jurídico para a contratação por meio de PPPS e tem conseguido, com um trabalho sério e consistente, atrair a atenção dos investidores para promover o desenvolvimento do Estado.

Com a premiação, empresas internacionais terão mais estímulos para fechar novas parcerias em Minas. Para o deputado João Vitor Xavier (PRP), do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), “o reconhecimento internacional do programa mineiro de PPPs é uma demonstração clara de que Minas está no caminho certo”. O parlamentar lembrou que as parcerias em Minas deram tão certo que o próprio Governo Federal, que tanto criticou as privatizações, já está copiando o modelo adotado pelos mineiros.

“O Governo Federal, que tanto criticava o modelo de parceria com a iniciativa privada, agora está seguindo o mesmo caminho. Esperamos que finalmente o Governo Federal possa resolver o problema das estradas no Brasil como o Governo de minas já tem resolvido aqui no nosso Estado”, afirmou João Vitor. O deputado citou o Caminho de Minas e o ProAcesso como importantes projetos do governo em parceria com a iniciativa privada que têm garantido grandes avanços nas rodovias estaduais.