4 de setembro de 2014

Parlamento Jovem reúne estudantes para elaborar propostas que podem originar projetos de lei ou políticas públicas

As etapas regionais do projeto Parlamento Jovem de Minas que visa a formação política de estudantes dos ensinos médio e superior começam nesta quinta-feira (04/09/2014). Um dos objetivos do projeto, que é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e as câmaras municipais entra em sua 11ª edição, é proporcionar aos jovens uma melhor compreensão da organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

Uma das novidades desta edição são as etapas regionais, nas edições anteriores o projeto se dividia em etapas municipais e estadual, agora com as etapas regionais será possível consolidar em um só documento temas que atendam aos interesses dos municípios pertencentes a uma mesma região.

Estudantes dos cinco núcleos regionais – Juiz de Fora, Pouso Alegre, Uberaba, Belo Horizonte e João Molevade – vão se reunir para discutir e votar propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual marcada para acontecer em outubro no Plenário da ALMG.

Em cada edição do projeto é escolhido um tema de interesse da sociedade e dos jovens. As propostas são baseadas no tema e apresentadas ao poder público e podem virar projetos de lei ou políticas públicas.  Esta edição irá discutir o “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.