26 de agosto de 2013

Parlamento Jovem entrega propostas à Assembleia de Minas que podem se transformar em projetos de lei ou em políticas públicas

Estudantes de diversas regiões de Minas Gerais realizaram, na tarde desta sexta-feira 23/08/2013, a plenária final do projeto Parlamento Jovem. A reunião foi no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e reuniu mais de 100 estudantes de 18 municípios.

O projeto é uma parceria da ALMG com a PUC e as Câmaras Municipais e busca desenvolver a formação política dos estudantes do ensino médio e fazer com que eles entendam a importância da participação popular no parlamento. O projeto está na 10 ª edição e o tema desta vez foi “Cidades Sustentáveis – Desafio para as Novas Gerações”.

No primeiro semestre 900 estudantes de 18 cidades elegeram 54 propostas. Ontem, no Hotel-Fazenda Canto Siriema, em Jaboticatubas, eles definiram 15 propostas para compor um documento final entregue hoje na Assembleia. As propostas poderão se transformar em projetos de lei ou em políticas públicas.

Para o presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro este é um dos momentos mais significantes para o Parlamento Mineiro, “temos a oportunidade de fazer uma parceria com a PUC e as câmaras municipais com um objetivo de trazer a juventude para a Assembleia. Isto encanta cada um de nós, desperta a consciência política do jovem e dá oportunidade de a gente construir uma agenda coletiva”, disse Dinis que completou, “é o jovem participando, tendo uma atuação cada vez mais forte do seu destino e preparando a caminhada para as gerações vindouras. É realmente uma bela aula de cidadania”, conclui.