23 de setembro de 2013

Palestras e debates marcam Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na Assembleia de Minas

Para marcar a Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrada entre 16 e 21 de setembro, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) organizou uma série de eventos ligados à Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência. A abertura foi na manhã desta segunda-feira 23/09/2013, no Salão Nobre da ALMG e contou com a presença de dezenas de pessoas.

Presente na solenidade de abertura o presidente da Casa, Dinis Pinheiro, afirmou que o parlamento mineiro esta comprometido com a causa e ressaltou que a ALMG foi a primeira a criar uma comissão permanente para tratar do tema, ele ainda destacou o dever de elaborar políticas públicas que atendam as necessidades das pessoas com deficiência.

Na opinião da presidente da comissão, deputada Liza Prado (PSB), “o deficiente quer ter seus direitos respeitados, quer que os gestores cumpram a legislação e lutem pela fiscalização do cumprimento das mesmas. Estamos avançando, mas ainda falta muito”, disse a deputada.

Ao final da cerimônia Liza citou algumas ações da Comissão na elaboração de projetos de lei, como por exemplo, o projeto que determina a reserva de vagas para adolescentes com deficiência nos contratos de aprendizagem firmados pelos órgãos e entidades do Governo do Estado e o que obriga cinemas e teatros a instalarem cadeiras especiais.