27 de setembro de 2013

Palestra sobre inclusão no mercado de trabalho marca fim da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na ALMG

As comemorações da Semana Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foram encerradas nesta quinta-feira (26/09/2013) com a palestra do consultor Romeu Kazumi Sassaki que trata sobre inclusão do deficiente no mercado de trabalho. Ele também é especialista em reabilitação profissional e autor do livro “Inclusão: Construindo uma sociedade para todos”.

As atividades tiveram início na segunda-feira (23/9/13), quando entidades ligadas à defesa dos direitos da pessoa com deficiência na Região Metropolitana de Belo Horizonte acompanharam a prestação de contas da comissão, além da palestra “O envelhecimento da pessoa com deficiência”, ministrada pelo geriatra e gerontólogo Marcos Alvinair.

Já na quarta-feira foi realizada audiência pública para discutir a política estadual de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, a partir do Monitoramento de Políticas Públicas 2013. Entre os vários dados apresentados foi destacado que só em 2012, 4.890 famílias com pessoas com deficiência foram atendidas nos 1.068 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Estado.

De acordo com a presidente da comissão, deputada Liza Prado (PSB), que acompanhou todas as atividades, lutar pelos direitos dos deficientes é uma questão de cidadania. “O deficiente quer ter seus direitos respeitados, quer que os gestores cumpram a legislação e lutem pela fiscalização do cumprimento das mesmas. Estamos avançando, mas ainda falta muito”, disse a deputada.