2 de outubro de 2014

Outubro Rosa conscientiza sobre a importância da prevenção ao câncer de mama

O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o câncer que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia e, se o diagnóstico for feito no início da doença, a chance de cura é de 95%.

A Campanha Outubro Rosa foi criada para alertar as mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama, é uma iniciativa internacional para chamar atenção da população sobre o problema. A campanha convoca mulheres de 40 a 69 anos a fazerem a mamografia de rastreamento. Com o tema “Não enrola Sueli”, a Secretaria de Estado de Minas Gerais pretende conscientizar as mulheres nessa faixa etária a não deixar o exame
para depois. As ações se estendem por todo o estado e tem como diferencial mostrar à mulher contemporânea um futuro saudável e promissor.

No mês de outubro importantes monumentos ou prédios públicos nas capitais e principais cidades do mundo serão iluminados com tons de rosa. Em Belo Horizonte o Palácio da Liberdade e a Cidade Administrativa recebem a iluminação cor-de-rosa em homenagem à causa. A cor rosa é usada em todo o mundo para simbolizar a luta contra o câncer de mama.

Fonte: SES