22 de outubro de 2013

Norte de Minas recebe fábrica: 5,5 mil novos empregos e mais valorização para a região

O trabalho do Governo de Minas para atrair novos investimentos para o Estado segue dando resultados. Na última sexta-feira (18), foi inaugurada em Montes Claros, no Norte de Minas, a nova fábrica da Alpargatas. O empreendimento traz consigo cerca de 5,5 mil empregos, entre diretos e indiretos, e uma valorização cada vez maior da região, que em 2011 foi excluída, pelo governo federal do PT, da MP 512 – que poderia ter oferecido ao Norte de Minas e ao Jequitinhonha a mesma concessão de benefícios fiscais federais que foi dada a Pernambuco, terra natal do ex-presidente Lula, no final do seu governo.
Porém, mesmo com o veto do governo federal em maio de 2011, o governo do estado se empenhou na atração de investimentos para geração de emprego e melhoria da qualidade de vida da região. O protocolo de intenções para implantação da fábrica em Montes Claros foi assinado entre o Governo de Minas e a Alpargatas em agosto de 2011. De lá para cá, o município viveu a expectativa da concretização do empreendimento. O investimento inicial previsto para a unidade da Alpargatas no norte do estado era de R$ 180 milhões, por fim, o investimento na unidade que fabricará as sandálias da marca Havaianas foi de R$ 279 milhões. Serão fabricados 102 milhões de pares por ano em cerca de 100 modelos.
O presidente da empresa, Márcio Utsch, reforçou que a instalação da fábrica é fruto do trabalho conjunto feito pelo Estado e a empresa. “Nada disso teria sido possível sem o apoio do nosso governador Antonio Anastasia. Começamos a conversar, anos atrás, sobre a expansão industrial da Alpargatas e o governador fez com a gente um trabalho extremamente sério, bem feito e que nos levou a ter uma escolha muito consciente para instalarmos a fábrica no Estado de Minas Gerais”, disse o executivo.
Para o deputado Luiz Henrique (PSDB),  a chegada da fábrica representa mudanças para a região e mostra resultados do trabalho do governo.  ”A inauguração da Alpargatas, em Montes Claros, é um marco, resultado do esforço do Governo do Estado para atrair investimentos para o Norte de Minas e para os vales. Um empreendimento que, vai gerar cerca de 5 mil empregos e melhorar cada vez mais a vida da população, o que tem sido uma das prioridades em Minas Gerais nos últimos anos”, reforçou o parlamentar.

Para o deputado Luiz Henrique, a nova fábrica representa mudanças para a região

A fábrica da Alpargatas em Montes Claros integra uma estratégia do Governo de Minas de atrair investimentos para a região norte-mineira. Entre as ações para facilitar os empreendimentos, está a realização de diversas obras de infraestrutura, como o asfaltamento de estradas, investimentos em saneamento básico e telecomunicações. Além das indústrias que estão se instalando em Montes Claros, outras cidades da região estão sendo beneficiadas.
“Estamos tentando industrializar cada vez mais nosso Estado. É um processo de agregar valor aos produtos mineiros. No Norte de Minas, onde a industrialização tinha mais dificuldades, estamos conseguindo reverter melhor. Em breve, teremos a fábrica do Grupo Fiat, a Case New Holland, que vai se instalar aqui. Outras empresas estão vindo para Montes Claros, como a Marluvas, em Capitão Enéas, que foi uma inovação. É um trabalho de planejamento, dedicação e empenho e que vem apresentando, felizmente, resultados positivos, gerando empregos de qualidade”, destacou o governador Anastasia.
Leia Mais: