14 de novembro de 2012

Mudando o discurso: Governo Federal do PT criticou, mas reconhece que privatização é importante para as estradas

Contrário à privatização? Não, definitivamente o Governo Federal do PT não é! Prova disso é que agora também a BR-116 está indo para a iniciativa privada. É curioso, pois por anos a fio nomes expressivos partido fizeram duras críticas a este modelo, e especialmente ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje eles são obrigados a mudar o discurso e reconhecer que a privatização, ou concessão como o próprio PT gosta de chamar, é um caminho viável para trazer mais desenvolvimento econômico ao país e assegurar investimentos que muitas vezes o governo não consegue fazer.

A concessão da BR-116 foi noticiada pelo portal Estadão. Será um trecho de 817 quilômetros que irá da divisa de Minas Gerais com a Bahia até a divisa de Minas com o Rio de Janeiro. O deputado Sebastião Costa (PPS) vê com otimismo o projeto e lamenta que o Governo Federal tenha levado tanto tempo para reconhecer a eficiência do modelo de privatização. “Em dez anos o Governo Federal não fez investimentos e agora recorre ao método anterior, que já era usual na última gestão. Mas ainda bem que foi assim, antes tarde do que nunca”, afirmou.

Ao que tudo indica, o modelo de privatização caiu mesmo no gosto do Governo do PT. Em fevereiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff deu início ao processo de concessão dos aeroportos e, de lá para cá, já foram anunciados leilões e editais de concessão para algumas rodovias federais do país, como é o caso da BR-040, em Minas Gerais.

Leia mais sobre a privatização dos aeroportos e da BR-040

Veja também: Governo do PT quer colocar pedágio na BR-040 entre BH/Nova Lima