21 de agosto de 2013

Minas Transparente: sociedade poderá acompanhar políticas públicas de Minas pela internet

Minas Gerais é um estado transparente e em dia com suas contas. O monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) pode ser feito de perto pela população, em audiências realizadas entre 27/08 e 25/09 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ou permanentemente por meio do site “Políticas Públicas Ao Seu Alcance“.

A nova ferramenta foi lançada nesta quarta-feira (21/08/2013) durante a abertura oficial da série de audiências para o monitoramento de políticas públicas do Estado. A meta é aprimorar a ação fiscalizadora do Poder Legislativo e da sociedade. Durante o evento foram entregues 22 relatórios temáticos com sugestões recebidas pelos deputados nos encontros regionais de prestação de contas ocorridos no primeiro semestre .

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), acompanhado pelo vice-governador Alberto Pinto Coelho, enalteceu a importância do site. “Hoje estamos tendo a oportunidade de fortalecer mais essa mente de planejamento e de organização para o Parlamento. Quando a gente oferece para a sociedade mineira esse belo instrumento de participação, de acompanhamento e de fiscalização que se chama site de acompanhamento de políticas públicas, é um somatório de esforços para que a gente possa vivenciar a democracia plena, a democracia participativa”, disse.

No site serão disponibilizados dados atualizados sobre o planejamento e a execução física e financeira do orçamento do Estado, subdivididos em 22 áreas temáticas, como saúde e educação. Também será possível acompanhar políticas intersetoriais relacionadas ao combate às drogas, à segurança alimentar e à superação da pobreza, assim como políticas segmentadas por destinatários, voltadas a segmentos específicos da população.