5 de setembro de 2012

Minas Gerais registra queda no índice de crimes violentos entre abril e julho

A violência em Minas Gerais vem diminuindo ao longo dos meses segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). Os crimes violentos tiveram redução de 9,5% no estado enquanto na região Metropolitana de Belo Horizonte a queda foi de 12,33% entre abril e julho. Conforme o índice de criminalidade violenta (IVC), foram 5.648 ocorrências em julho, contra 6.244 em abril – quando houve pico no registro –, uma queda de 9,5%. São considerados registros de crimes violentos homicídios tentados e consumados, roubos, sequestros ou cárceres privados, extorsões mediante sequestros e estupros tentados e consumados.

Segundo reportagem publicada pelo Jornal Estado de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a queda foi de 12,33% na comparação entre abril e julho. A Grande BH, em números de homicídios, registrou 1.008 ocorrências no período, média diária de 4,73 casos. No estado foram 2.189 registros entre janeiro e julho, 1% a mais que igual período no ano passado, que teve 2.168 casos de assassinatos.

O deputado Lafayette Andrada (PSDB), líder do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comemorou o bom resultado da segurança pública e destacou o trabalho desenvolvido pelo governador Antonio Anastasia. “É preciso considerar que Minas Gerais é o quarto Estado com menor índice de violência do Brasil e é o Estado que tem o maior número de investimento em segurança pública. Esse resultado agora é reflexo dos investimentos e do bom planejamento feito pelo governo de Minas Gerais”, disse.