30 de março de 2013

Minas Gerais possui 42% do municípios que possuem as melhores escolas públicas do Brasil

As políticas públicas voltadas para a educação em Minas Gerais continuam trazendo bons resultados e colocando o Estado em destaque no cenário Nacional. Além dos elevados índices obtidos no Ideb, os mineiros também podem se orgulhar de representarem 42% dos municípios brasileiros que possuem as melhores escolas públicas do país.

Isso mesmo. De acordo com levantamento publicado no Portal Exame.Com – site da revista EXAME na internet – nada menos do que 38 dos 90 municípios brasileiros onde estão localizadas as melhores escolas públicas do país são de Minas Gerais. Este resultado, segundo afirmou o deputado Bosco (PTdoB), demonstra que Minas segue no rumo certo.

“Minas Gerais continua fazendo a diferença na educação. Vários projetos estão sendo implementados pelo Governo do Estado, o que tem dado um lugar de destaque aos mineiros”, afirmou o deputado. Bosco enfatizou que o bom desempenho das escolas de Minas só pôde ser alcançado graças ao esforço e dedicação de toda a comunidade escolar, em especial aos dos profissionais da rede pública.

O levantamento – que foi feito com base com base na plataforma de dados educacionais do Movimento Todos Pela Educação – indica que as escolas mineiras já cumprem hoje um requisito que é esperado dos demais municípios brasileiros apenas em 2022: ter ao menos 70% dos alunos no 5º ano do ensino fundamental com o aprendizado esperado em português e matemática.

Atualmente, apenas 37% dos estudantes brasileiros, em média, apresentam aprendizado esperado em português e 33% em matemática. Para se ter uma ideia do avanço de algumas cidades mineiras nessa área, em Claraval (MG), 98,7% dos alunos do 5º ano do ensino fundamental já aprenderam matemática e 97,30%, português. Em Itaú de Minas, 79% dos alunos já sabem bem português e 89%, matemática.

 

Leia mais:

Portal Exame.com revela que 42% das cidades com melhores escolas públicas são mineiras