9 de setembro de 2014

Lei institui 9 de setembro o Dia Estadual de Conscientização sobre Epilepsia

Minas Gerais agora tem uma data para conscientizar a população sobre a epilepsia, uma doença neurológica que afeta milhões de brasileiros. A proposta foi apresentada pelo deputado Fred Costa por meio do Projeto de Lei 4.988/2014, já aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e sancionado pelo governador Alberto Pinto Coelho. O projeto deu origem a  Lei 21.442, de 2014,  que estabelece o 9 de setembro como o Dia Estadual de Conscientização sobre a Epilepsia.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que cerca de 50 milhões de pessoas no mundo são afetadas pela doença, no Brasil são cerca de 3 milhões. Metade dos pacientes manifestam a doença na infância e na adolescência. Ainda de acordo com a OMS, a epilepsia pode ser tratada em cerca de 50% dos casos e as pessoas podem seguir uma vida normal.

A epilepsia é constituída por um grupo de transtornos neurológicos, as principais características são descargas elétricas incomuns de neurônios, que podem gerar convulsões com sintomas variados. Dependendo da área afetada pelas convulsões, a sintomática pode incluir distúrbios de movimento, de sensações (visão, audição, paladar), humor (depressão, ansiedade) e função cognitiva.

fred costa

Para o deputado Fred Costa a data é importante porque ainda existe um grande desconhecimento em relação a doença na sociedade, “mesmo por parte dos profissionais da área da saúde, quanto aos sintomas e às características dessa doença e quanto às necessidades que as pessoas com epilepsia tem ou desenvolvem; há, portanto, a necessidade de capacitação desses profissionais, bem como os dos profissionais da área da educação, para lidarem com essas pessoas, promovendo assim a integração social, sobretudo nos ambientes escolares”, afirma o deputado na justificativa do projeto apresentado.

Fonte: ALMG