22 de agosto de 2012

Investimentos em programas estruturadores do Governo de Minas alcançam metas e geram desenvolvimento para o Estado

O monitoramento das ações executadas pelo Governo de Minas por meio do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2012-2015) pautou os trabalhos da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) durante esta quarta-feira (22/08). Na parte da manhã, o presidente da Comissão, deputado Bosco (PTdoB), e representantes do executivo estadual ligados à pasta da Educação fizeram um balanço dos projetos que integram a Rede de Educação e Desenvolvimento Humano.

Um desses projetos é o Pró-Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação. De acordo com a gerente do projeto, Maria Sueli de Oliveira Pires, as metas propostas pelo PPAG estão sendo cumpridas com êxito e os investimentos estão em ritmo crescente. O Pró-Escola é uma iniciativa que abrange todos os programas e ações de infraestrutura de apoio à educação básica, como construção e reforma de escolas, além de capacitação e intervenções para aprimoramento na área de tecnologia.

Os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), na avaliação de Maria Sueli, são os reflexos de que os investimentos em educação em Minas estão alcançando os resultados esperados. “Os indicadores do Ideb, tantos nas séries inciais quanto nas finais, mostram que Minas Gerais tem hoje a melhor rede de ensino básico do país”, afirmou.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Além do Pró-Escola, a Rede de Educação e Desenvolvimento Humano também conta com outros projetos estruturados, como o Educação para Crescer e o Melhor Emprego. Alguns dos objetivos estratégicos da rede são acelerar o aumento da escolaridade média da população; reduzir as desigualdades educacionais; aumentar o emprego e a renda; e erradicar o analfabetismo.

A reunião continuou no período da tarde para avaliar o programa estruturador Tecnologia e Inovação Rumo à Economia do Conhecimento que tem como meta potencializar e disseminar o conhecimento e a tecnologia em diferentes áreas, transformando conhecimento em negócios.

Bosco que é membro do Bloco Transparência e Resultado da ALMG avaliou o encontro positivamente, “os programas aqui apresentados tem resultados altamente positivos e demonstram que eles, assim como os subprogramas, estão em plena execução, alguns até além do previsto. Para nós da Assembleia Legislativa esta é uma oportunidade para acompanhar de fato o PPAG em sua execução física e orçamentária”, comemorou o deputado.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.