20 de fevereiro de 2013

Indústria mineira se destaca entre os estados brasileiros e registra crescimento acima da média nacional

A indústria mineira driblou as consequências do processo de desindustrialização iniciado no Governo Federal do PT para se destacar em relação aos demais estados do país e fechar 2012 com índices positivos e em crescimento. Enquanto a maioria das regiões pesquisadas pelo IBGE viram sua produção industrial desacelerar, Minas Gerais avançou 1,4% ao longo do ano. Analisando dezembro isoladamente, o resultado foi ainda mais expressivo e bem superior à média nacional. Minas cresceu 4,1% neste período, na contramão da indústria brasileira que amargou uma queda de 3,6%.

O fortalecimento da produção industrial mineira frente à nacional se deve, na avaliação do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), à eficiência das políticas públicas do governo do Estado para o setor. Segundo ele, o governo “soube comandar, reunir e trazer grandes empresários não somente brasileiros como também de outros continentes para se instalar em Minas Gerais”.

O modelo de gestão adotado em Minas tem sido, inclusive, referência para outras unidades da federação. O Estado tem se tornado atrativo para novos investimentos e para a instalação de novos empreendimentos. “Nós sabemos quantos e quantos secretários de Estado da Fazenda que vêm a Minas Gerais para conhecer essa política adotada pelo governo de Minas”, afirmou Dalmo Ribeiro.

A diferenciação de ICMS e a substituição tributária são alguns dos regimes especiais citados pelo deputado que colocam Minas em vantagem competitiva, propiciando assim a criação e a adequação de grandes indústrias e a geração de empregos e todas as partes de Minas Gerais desde o Sul ao Norte do Estado.

“A política adotada pelo nosso governador Antonio Anastasia no setor do desenvolvimento industrial sem dúvida nenhuma tem sido a grande marca do seu governo, aliada ao seu competente secretariado, à frente a nossa ex ministra Dorothea Werneck”.

Sul de Minas

O deputado Dalmo Ribeiro destacou que a indústria mineira, com o PIB que tem, garantindo emprego, renda e desenvolvimento para o Estado. Prova disso pode ser vista no Sul de Minas, área de atuação do deputado. “No nosso Sul de Minas tem se instalado grandes grupos chineses. Temos também o polo da eletrônica com grandes empresários buscando o segmento da indústria. Estamos vendo um fortalecimento muito grande”.