12 de novembro de 2012

Governo Federal do PT não libera obras e túnel do Ponteio segue interditado há quase um ano

Há quase um ano interditado, o túnel do Ponteio, na BR-356, ainda aguarda conclusão das obras do Governo Federal do PT. A promessa de reabertura era para o mês de agosto, adiada depois para outubro e até agora, em novembro, nenhum dos prazos foi cumprido e a obra continua empacada. É uma vergonha o Governo Federal obrigar milhares de motoristas que precisam passar pelo local a desviarem seu trajeto por mais de 1,5 quilômetro, tudo isso em razão da falta de planejamento em sua gestão.

Para o deputado Fred Costa (PEN), os atrasos na entrega do túnel sintetizam o descaso do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) com Minas Gerais e Belo Horizonte. “O mesmo órgão que não dá resposta eficaz à BR-381 e ao Anel Rodoviário, vem demonstrando morosidade para a solução do túnel do Ponteio. Essa obra deveria ter sido feita em caráter emergencial, baseado em decreto editado pelo governo federal, para dar solução às consequências da chuva”.

O problema vem desde 15 de dezembro, quando o barranco acima do túnel ficou encharcado e desabou soterrando a passagem subterrânea, e até agora não foi resolvido. Segundo informou o jornal Estado de Minas, nem mesmo o Dnit consegue definir uma data para a reabertura do trecho. Havia sido especulado o último dia 10 de novembro e, como nada avançou, o órgão do Governo Federal passou a cogitar o próximo dia 16.

No entanto, esta data certamente será mais um alarme falso do Governo do PT, já que o próprio deputado Fred Costa foi informado que a obra não terá condições de ficar pronta ainda em novembro.“Estive no local e verifiquei que, apenas em dezembro, será entregue a conclusão da obra”, afirmou.

O deputado ainda lembrou que todas as intervenções realizadas na região do Ponteio foram feitas sem o apoio do Governo Federal. “As obras foram feitas com o esforço da sociedade civil organizada, Ministério Público e iniciativa privada. O túnel do Ponteio, por exemplo, foi construído pelo próprio Shopping Ponteio; a alça viária pela EPO Engenharia; o túnel do Extra pelo próprio Extra; e a trincheira, que está sendo feita pelo BH Shopping e empreendedores do Vila da Serra.”