2 de janeiro de 2014

Governo do PT não investe em portos no Brasil, mas financia e concluí porto e obras em Cuba

Casa de ferreiro, espeto de pau! Enquanto o governo federal do PT segue financiando as obras do porto de Cuba, o Brasil não consegue resolver o gargalo que possui no seu próprio sistema portuário. Com os US$ 682 milhões que foram parar na ilha de Fidel Castro, seria possível resolver o problema de um dos portos brasileiros que mais apresenta crescimento no país: o Porto de Cabedelo, na Paraíba.

O terminal aguarda pelos recursos prometidos pelo governo do PT em 2011 para um projeto de modernização e ampliação orçado em pouco mais de US$ 300 milhões. O que impressiona é o descaso do governo com as demandas nacionais em detrimento ao interesse latente de estreitar suas relações com Cuba. O valor da obra no terminal brasileiro não chega à metade do montante financiado à ilha caribenha.

Na avaliação do deputado Lafayette Andrada (PSDB), o governo federal dá provas da falta de compromisso com o dinheiro público, ao financiar a construção de um porto em Cuba, enquanto no Brasil há portos e rodovias em péssimas qualidades. “O Porto de Cabedelo, por exemplo, amarga uma longa espera pelos recursos prometidos pelo governo federal para ampliar a sua infraestrutura”, afirmou.

Deputado Lafayette de Andrada

O parlamentar, que é líder do Bloco Transparência e Resultado, lembrou que, assim como o Porto de Cabedelo, obras como o metrô de Belo Horizonte estão só na promessa. “A duplicação da BR-381, uma rodovia importante que coloca a vida da população em risco, está sendo empurrada pela União. Além deste quadro, o Governo da presidente Dilma segue perdoando dívida de outros países e, ao mesmo tempo, continua esmagando os nossos estados, cobrando juros altíssimos para suas dívidas com a União”, lembrou.

Dinheiro para a ditadura

De acordo com reportagem do Correio Brasiliense, o interesse do governo do PT em sustentar projetos de Cuba – refém da ditadura dos irmãos Castro -, ao invés de concentrar esforços e recursos para as necessidades do país, vem despertando a curiosidade até dos turistas que vistam a Paraíba e se deparam com a situação do Porto de Cabedelo.

Para o porto cubano de Mariel, a União já desembolsou, por meio de financiamento dado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o equivalente a duas vezes o valor necessário para reformar o terminal paraibano. O Porto de Cabedelo, segundo informou o Correio Brasiliense, é o porto mais oriental das Américas que tem apresentado as maiores taxas anuais de crescimento.

 

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