12 de abril de 2013

Governo do PT foge à responsabilidade e trincheira em Nova Lima só sai do papel graças aos recursos da iniciativa privada

Os motoristas e pedestres que passam pela região do BH Shopping, próximo à divisa de Belho Horizonte com o município Nova Lima, já podem comemorar. Nesta sexta-feira (12/04/2013) foi inaugurada a trincheira na BR-356, uma obra executada 100% com recursos da iniciativa privada. Isso mesmo, a obra, que deveria ter sido realizada pelo Dnit do Governo do PT, só saiu do papel graças aos investimentos dos empreendedores daquela região.

Por se tratar de uma BR, sob a jurisdição do Governo Federal, o projeto da trincheira já era uma demanda antiga do Dnit. Mas, assim como todas as obras que o órgão do PT gerencia em Minas, dependia de recursos e boa vontade para ser executada. O Dnit não fez e coube à iniciativa privada unir forças para promover essa melhoria não só na cidade, mas na vida de quem mora ou precisa circular pela região.

Para o deputado João Leite (PSDB), que participou de todo o processo para a construção da trincheira, a característica do Governo do PT tem sido a de se ausentar das obras em Minas Gerais. “A trincheira é mais um passo para o desafogamento do trânsito no vetor Sul de Belo Horizonte. Lamentavelmente, o Governo Federal era quem deveria ter feito essa obra, mas não há um centavo do Governo Federal nela”, criticou o parlamentar.

Orçada em R$ 7,5 milhões, a obra foi paga pelo BH Shopping e por grandes empresários que atuam próximo ao mall. Todo o processo legal de liberação de licenças foi intermediado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a obra só foi erguida graças a um termo de compromisso assinado entre o Ministério Público estadual e a Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno.

Com o novo acesso, os motoristas que saem de Nova Lima pela MG-030 poderão continuar a passar em frente ao BH Shopping, podendo seguir em direção à Avenida Luiz Paulo Franco, no Belvedere, ou terão a possibilidade de entrar na nova trincheira e sair direto na BR-356, a cerca de 500 metros do centro de compras.