22 de novembro de 2012

Governo de Minas vai aprimorar uso de computador nas escolas por meio de Projeto Escolas em Rede

Aprimorar o monitoramento do uso das máquinas e substituir os equipamentos de informática dos laboratórios das escolas estaduais de Minas Gerais são algumas das melhorias previstas para o Projeto Escolas em Rede, apresentadas pela Secretaria de Estado de Educação. Atualmente 99% das escolas contam com laboratórios de informática e conexão à internet.

O assessor da secretaria, Tiago de Souza Lima Gomes, destacou durante audiência pública da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã desta quarta-feira (21/11/12), que o projeto foi criado em 2004 com o objetivo de contribuir para a redução das desigualdades regionais por meio do desenvolvimento da cultura do trabalho em rede nas escolas públicas e da incorporação das novas tecnologias à educação.

Tiago também explicou que a secretaria pretende substituir o parque tecnológico de todas as escolas até 2015. Neste ano, sete mil equipamentos estão sendo comprados para 1085 escolas. As trocas serão feitas para acompanhar a modernização tecnológica e melhorar a qualidade das aulas. Atualmente, existem cerca de 60 mil máquinas para atender as quase quatro mil escolas públicas do Estado.

O deputado João Vítor Xavier (PEN) salientou o investimento do Estado em tecnologia para integrar as escolas e aprimorar o ensino oferecido. Ele também ponderou que, na área da computação, será sempre necessário desenvolver ações para aperfeiçoar o suporte, o uso e a gestão dos recursos, visto que mudanças acontecem com frequência.