18 de fevereiro de 2013

Governo de Minas investe em transporte para pacientes e garante acesso aos serviços de saúde

O Sistema Estadual de Transporte (Sets) foi criado em 2005 pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SEE/MG) para oferecer atendimento de serviços de saúde de média e alta complexidade a todos os municípios mineiros.

O programa melhora a vida da população residente em cidades pequenas que precisam se deslocar para as cidades-polo em busca de tratamento de saúde através de um transporte eficiente e humanizado. Em 2012, o Governo de Minas investiu cerca de R$ 6 milhões e mais de 2,1 milhões de pessoas foram transportadas para realizar consultas e exames.

O secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, em entrevista para o site Agência Minas afirma que o SETS desonera os municípios mineiros. De acordo com ele, “estudos realizados pela SES-MG demonstram que é possível reduzir em até 87% os custos dos municípios pequenos com transporte de pacientes para as cidades pólo, que vão realizar consultas e exames especializados”, disse o secretário.

Desde 2005, foram investidos R$ 103 milhões, são 420 micro-ônibus com capacidade, cada um, para 26 assentos. Todos os veículos são equipados com ar condicionado, poltronas reclináveis e televisão, além de serem monitorados por satélite. Em todas as viagens um agente de saúde oferece suporte aos passageiros.