28 de agosto de 2013

Governo de Minas incentiva a indústria criativa no turismo mineiro

Para debater as políticas públicas e os impactos no setor turístico a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, nesta terça-feira (27/08/2013), audiência pública para conhecer mais a fundo o programa Minas Criativa do Governo do Estado. Participaram da reunião parlamentares e representantes do governo.

O projeto pretende dar maior valor econômico aos serviços e bens culturais e turísticos produzidos em Minas para isso busca criar um sistema integrando os setores criativos emergentes.

A gerente do Minas Criativa, Marina Simião conta que antes da implantação do projeto foi feito um estudo para identificar o que tem de melhor nos setores criativos do Estado, ela explica que “economia criativa é tudo aquilo que a gente desenvolve com informação intelectual. A gente esta falando basicamente do setor cultural, de novos olhares em cima de coisas que a gente já desenvolve”. Marina cita como exemplo a gastronomia mineira que é uma referência para os turistas que visitam o estado, “quando a gente fala de economia criativa na gastronomia estamos falando de toda cadeia produtiva. Para ela, o produtor pode criar oportunidades de negócios como levar o turista para conhecer a sua produção”.

O projeto é desenvolvido conjuntamente nas diversas pastas do Governo e ao lado de empreendedores, organizações públicas e privadas, instituições acadêmicas e participação popular pretende desenvolver produtos com a cara de Minas Gerais.