5 de dezembro de 2014

Governo de Minas Gerais inaugura centro para treinar agentes penitenciários e socioeducativos, policiais e bombeiros

Uma nova estrutura foi inaugurada na última quarta-feira 03/12/2014 pelo Governo de Minas Gerais para suprir uma demanda da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds). O local, que ocupa uma área de 12 mil metros quadrados em Ribeirão das Neves, é voltado para atender exclusivamente treinamentos de agentes penitenciários, agentes socioeducativos e treinamentos integrados, envolvendo a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

As obras do Centro de Treinamento da Seds começaram no início de setembro e contou com o apoio de parceiros, servidores da Secretaria e mão de obra prisional. O Centro, com capacidade para atender até 300 pessoas simultaneamente, vai abrigar cursos, atividades práticas e treinamentos com arma de fogo. São sete salas de aula, três alojamentos – que acomodam acomodam 60 servidores e autoridades -, três pátios para treinamento de combate a incêndios, dois estandes de tiros, banheiros, refeitório, cantina, canil, salas administrativas, sala de vídeo, auditório, enfermaria, recepção e estacionamento. O Governo de Minas investiu R$ 2,1 milhões.

Durante a inauguração o secretário de Estado de Defesa Social, Marco Antônio Rebelo Romanelli, lembrou que o local era uma fábrica desativada e destacou as modificações realizadas: “Eu tive a oportunidade de estar aqui logo depois da desapropriação e nós não acreditamos no que estamos vendo hoje. Parece que estamos em outro lugar, inteiramente diferente”, disse. O secretário aproveitou para agradecer o apoio de todos os envolvidos na construção do novo centro. “Devido ao esforço dos agentes penitenciários, dos diretores de unidades prisionais e de presos que se dedicaram na reforma da obra, temos a satisfação de presenciar alunos em uma sala de aula aprendendo sobre instrução de manuseio de armamentos. O sistema de Defesa Social merece isto, pois este centro faz parte do processo de desenvolvimento de carreiras”, finalizou.

Fonte: Agência Minas