14 de fevereiro de 2013

Governo de Minas distribui 10 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) distribuiu 10 mil testes rápidos para diagnóstico da dengue no Estado. De acordo com o site Agência Minas, as Regionais de Saúde contempladas foram: Coronel Fabriciano, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Ituiutaba, Manhumirim, Montes Claros, Pirapora, Teófilo Otoni e Uberaba. Mais de 80% dos casos confirmados em 2013 no Estado foram nos municípios destas regionais.

O teste rápido é realizado com algumas gotas de sangue, plasma ou soro do paciente que apresentar algum sintoma da doença e aponta o resultado em apenas 20 minutos. Desta forma é possível diagnosticar precocemente a dengue e identificá-la após os primeiros sintomas.

Os testes estão sendo disponibilizados, de acordo com a demanda de cada município e da avaliação da Unidade Regional de Saúde. A fase inicial de implantação do teste buscou priorizar os municípios com histórico elevado de casos e registro de óbitos nos últimos anos. Outros municípios poderão ser incluídos à lista de contemplados segundo critérios epidemiológicos.