25 de novembro de 2014

Futebol brasileiro é tema de ciclo de debate realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais

O Ciclo de Debates sobre o Futebol Brasileiro realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reuniu especialistas e parlamentares para discutir a modernização da estrutura do esporte. O debate teve início na manhã desta segunda-feira, 24/11/2014.

O deputado João Leite (PSDB), membro do Bloco Transparência e Resultado da ALMG coordenou a mesa e disse que existe a intenção de organizar outros debates sobre o futebol brasileiro. João Leite considera importante criar políticas sociais, principalmente voltadas para as crianças e adolescentes e “aproximar as escolas do futebol amador. Acredito que lá seja o melhor local de formação dos atletas e treinadores”, disse o deputado.

 

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

Foto: Guilherme Bergamini / ALMG

 

A abertura do Ciclo contou também com a presença do chefe do Departamento de Ciências da Vida da Universidade Brunel Londres e PhD em ciências do movimento e psicologia experimental pela Universidade de Liverpool, Mark Willians que destacou o uso da ciência do esporte para formar os atletas do futebol.

De acordo com ele, diversas ciências como fisiologia, biomecânica, psicologia e saúde estão inseridas no estudo. Willians relatou que a Inglaterra, após adotar a técnica, teve melhora significativa no comportamento de treinadores e jogadores de elite. Ele destacou ainda, que hoje, mais de “90 universidades do país tem o estudo em sua grade curricular”.