30 de junho de 2012

Estudantes dos ensinos médio e superior participam do Parlamento Jovem na ALMG

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou nesta sexta-feira (29/06) a última etapa da edição 2012 do projeto Parlamento Jovem de Minas. 105 estudantes do ensino médio vieram a Belo Horizonte, representando os 15 municípios mineiros que atuaram na primeira etapa. O PJ é um projeto de formação política destinado a estudantes dos ensinos médio e superior do estado. Eles são preparados através de aulas presenciais, à distância e de um blog, para formular, debater, votar e eleger, dentro do Poder Legislativo, sugestões de ações para o poder público em torno de um tema de abrangência social. Em sua nona edição, envolve 17 câmaras em torno do tema “Educação Cidadã”.

O evento contou com a presença do secretário da Juventude de Minas Gerais, Gabriel Azevedo. “A secretaria de Estado de Esportes e Juventude fica muito contente em ser parceira do Parlamento Jovem. É um espaço para mobilização social, diálogo com o governo, e principalmente convivência com o diferente. Nesse momento a gente vê um avanço gigante na evolução dos jovens e a sua relação com o parlamento entendendo que o trabalho deles pode se transformar em melhorias de verdade para a vida da população”, disse.

As 45 propostas aprovadas na etapa municipal estão relacionadas aos três subtemas dessa edição: Participação coletiva no espaço da escola; Função das redes virtuais na formação cidadã; e Diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia. As propostas aprovadas em Plenário vão compor o documento final do Parlamento Jovem de Minas 2012, que será entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG para avaliação e encaminhamentos.

O Parlamento Jovem de Minas 2012 é uma parceria entre a ALMG, por meio da Escola do Legislativo, e o departamento de Ciências Sociais da PUC-Minas. Nesta edição, participaram as Câmaras Municipais de Belo Horizonte, Carandaí, Espera Feliz, Iturama, João Monlevade, Juiz de Fora, Leopoldina, Montes Claros, Nova Serrana, Ouro Preto, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santos Dumont, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Áudio secretário Gabriel Azevedo:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.