31 de agosto de 2012

Em Minas, alunos da rede pública de ensino são campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática

Os alunos da rede pública de ensino deram mais uma prova de que, em Minas, educação é coisa séria e rende bons resultados. O Estado, que já é primeiro lugar no Ideb, também está no topo do ranking da 7ª Olimpíada Brasileira de Matemática. Das 500 medalhas de ouro da competição, os estudantes mineiros conquistaram 111. Em segundo lugar ficou o Rio de Janeiro, com 87 medalhas de ouro.

Os resultados alcançados por Minas Gerais retratam, na avaliação do deputado Duarte Bechir (PSD), a exata dimensão do empenho, dedicação e responsabilidade com que a educação é trabalhada no Estado. Com planejamento e políticas públicas eficazes, o Governo de Minas vem promovendo grandes avanços na área, como, por exemplo, a inserção das crianças na educação básica aos seis anos de idade.

“Os dados sintetizam o trabalho de todos aqueles que abraçam a escola pública como um verdadeiro sacerdócio, na execução de um empreendimento que transcendo o campo da realização material para alcançar territórios mais amplos”, afirmou Bechir, que é vice líder do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A competição é promovida desde 2005 entre alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de instituições públicas municipais, estaduais e federais. O objetivo é incentivar o estudo da matemática e revelar talentos nas escolas públicas.