25 de fevereiro de 2013

Educação em alta: além do Ideb e das Olimpíadas de Matemática, alunos da rede estadual de Minas são destaque no Proalfa

Os resultados da boa gestão do Governo de Minas na área da educação não param de aparecer. Os dados do Proalfa (Programa de Avaliação da Alfabetização) divulgados em fevereiro comprovam que, quando o assunto é ensino de qualidade, o Estado se destaca. De acordo com o levantamento, 87,3% dos alunos do 3º ano do ciclo de alfabetização já estão em nível recomendado de domínio da língua portuguesa. Isso sem contar o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no qual os alunos da rede estadual de Minas Gerais registram os melhores desempenho.

“Isso é fruto de um investimento de longo prazo, de planejamento das ações, da valorização do professor e funcionários das escolas públicas”, avaliou a deputada do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Luzia Ferreira (PPS). Segundo ela, os resultados refletem não só o esforço do governo, mas de pais, alunos e professores em tornar a educação uma prioridade no Estado.

Uma nação, conforme afirmou Luzia Ferreira, só será digna de ser considerada democrática e cidadã se investir em educação pública e der respaldo para o futuro dos seus jovens e crianças. Para a deputada, a preocupação com a formação educacional tem que ser uma política estratégica de Estado e não apenas ações momentâneas de quatro anos de governo.

Além do Proalfa e Ideb, os alunos de Minas também conquistaram pelo sexto ano consecutivo as melhores posições na Olimpíada Nacional de Matemática. Para 2013, o Governo de Minas continuará trabalhando para que as notas melhorem e os alunos tenham cada vez mais um ensino de qualidade no padrão das nações mais desenvolvidas.Educação em alta: além do Ideb e das Olimpíadas de Matemática, alunos da rede estadual de Minas são destaque no Proalfa