16 de maio de 2012

Educação e tecnologia: Minas dá exemplo de inovação com BH-Tec e também se destaca em qualidade de ensino

O desenvolvimento tecnológico em Minas Gerais ganhará novo impulso com a inauguração do BH-Tec, realizada nesta quarta-feira (16/05). O novo Parque Tecnológico de Belo Horizonte vai reunir num só espaço o conhecimento acadêmico e o empreendedorismo da iniciativa privada para estimular novos projetos de tecnologia e promover o desenvolvimento econômico do Estado.

Com o BH-Tec, Minas sai na frente, dando exemplo de eficiência nas políticas públicas voltadas ao incentivo da pesquisa e inovação. “Minas vai fazer diferente em relação aos outros estados do país em tecnologia, reunindo em um condomínio empresas que vão investir em inovação tecnológica”, afirmou o deputado Luiz Henrique (PSDB) em pronunciamento feito no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Este resultado, segundo Luiz Henrique, se deve ao trabalho feito pelo ex-governador Aécio Neves juntamente com o governador Antonio Anastasia. “O BH-Tec é fruto de uma política pública que não pensa nas próximas eleições e sim nas próximas gerações. Minas mostra ao país que investir no futuro é também investir em tecnologia”, afirmou o deputado.

Minas em primeiro lugar na educação

As políticas públicas do Governo de Minas para a educação também tem sido responsáveis por colocar o Estado no topo dos rankings que medem a qualidade do ensino no país. No levantamento feito pela a ONG Todos pela Educação não foi diferente: dos dez municípios brasileiros com os melhores desempenhos na educação básica, sete são de Minas Gerais.

O resultado comprova que as ações governamentais adotadas em Minas estão sendo capazes de assegurar as bases para a excelência na educação pública. Em reportagem da revista Veja sobre o levantamento, o bom desempenho de Minas Gerais foi apontado como sendo reflexo da forma como as políticas públicas de educação vêm sendo conduzidas nos últimos anos no Estado.

A reportagem cita o fato de o estado ter sido o primeiro a desenvolver uma prova única para mapear as dificuldades dos alunos e, a partir dos resultados, criar metas para a sala de aula Outro destaque na gestão da educação em Minas Gerais, citado na matéria, é que no estado, assim como no mundo corporativo, as escolas são cobradas e premiadas pelo cumprimento de metas, e os profissionais que conseguem elevar o nível do ensino ganham bônus salarial.

 

Leia mais:

Governador Anastasia inaugura Parque Tecnológico de Belo Horizonte

Reportagem da revista Veja aponta “excelência na educação pública” de Minas Gerais

Íntegra da reportagem da Veja: “Quem quer consegue”