13 de junho de 2014

Economia mineira tem crescimento quatro vezes maior que a nacional no 1º trimestre de 2014

Minas segue sendo exemplo para o Brasil! De acordo com dados da Fundação João Pinheiro (FJP), publicados na terça-feira (11/06), a economia mineira fechou o primeiro trimestre com crescimento de 0,8% em relação aos três últimos meses do ano passado. Este índice é quadro vezes superior ao crescimento da economia brasileira, que apresentou acréscimo de 0,2% no mesmo período.
A economia mineira manteve o ritmo de expansão observado no último trimestre do ano passado e, para o deputado Lafayette Andrada (PSDB), o crescimento do PIB do estado é resultado dos esforços do governo. “O governo estadual se preocupou em implantar projetos para melhorar as condições de vida, investindo em infraestrutura e no fomento de um ambiente empreendedor que diversifica a economia e gera credibilidade para se investir no Estado” – reforçou o deputado.
Deputado Lafayette Andrada (PSDB) - Foto: Arquivo/ALMG

Deputado Lafayette Andrada (PSDB) – Foto: Arquivo/ALMG

Os resultados econômicos são parte do boletim Informativo “CEI – Produto Interno Bruto – 1º trimestre/2014”, publicado pelo Centro de Estatística e Informações (CEI) da FJP, no site da instituição. De acordo com o boletim, o crescimento do PIB de Minas resultou principalmente da recomposição em volume da produção da indústria extrativa mineral no estado (2,9%), com acréscimo na atividade de extração do minério de ferro; e do vigoroso impulso ocorrido no volume dos serviços de transportes e armazenagem (3,4%) em decorrência, sobretudo, do escoamento da produção mineral. 
Em contraponto ao crescimento da economia mineira, o resultado deste trimestre confirmou as expectativas dos analistas, que estimaram um crescimento próximo de zero para o PIB nacional.