5 de dezembro de 2012

Dinis Pinheiro é reeleito para a presidência da Assembleia de Minas por mais dois anos

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) elegeu nesta quarta-feira (05/12/2012) os membros da sua Mesa Diretora para o biênio 2013/2015. O deputado Dinis Pinheiro (PSDB) foi reeleito presidente da Casa juntamente com o deputado Dilzon Melo (PTB), que permanece no cargo de 1º secretário. Também continuará compondo a Mesa, na condição de 3º-secretário, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que na atual composição é o 2º-secretário.

A reeleição de Dinis Pinheiro foi conquistada com 74 votos dos 76 deputados presentes. Após a divulgação do resultado, o presidente afirmou que nos próximos dois anos o legislativo mineiro vai atuar junto aos grandes temas identificados na sociedade. “Os desafios são incontáveis e a Assembleia, sempre com responsabilidade, vai se posicionar sobre eles, em sintonia com a sociedade”, afirmou o deputado.

Dentre as grandes ações realizadas em sua primeira gestão, Dinis Pinheiro destacou o movimento pela renegociação da dívida dos estados com a União e a guerra contra o crack. A luta para que o Governo Federal do PT assuma o seu compromisso com a saúde e aplique 10% do seu orçamento na área também foi defendida pelo presidente como uma das grandes bandeiras da ALMG.

Comissão executiva

A Mesa da Assembleia é uma comissão executiva formada por sete deputados, que tem como tarefas, entre outras, conduzir os trabalhos legislativos, propor alterações no Regimento Interno, promulgar emendas à Constituição, além de orientar os serviços administrativos da ALMG e ordenar despesas.

Composição

A composição da Mesa Diretora da ALMG terá, a partir de 2013, Dinis Pinheiro à frente da presidência; José Henrique (PMDB) como 1º-vice-presidente; Hely Tarqüinio (PV) e Adelmo Carneiro Leão (PT) como 2º e 3º vice-presidentes respectivamente. Dilzon Melo (PTB) será o 1º secretário, Neider Moreira (PSD) o 2º secretário e Alencar da Silveira Jr. (PDT) o 3º secretário.