25 de setembro de 2014

Dia Nacional do Atleta Paralímpico: brasileiros superaram expectativas nos Jogos Paralímpicos de 2012 e fizeram história

O domingo 22/09 marcou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, a data instituída em maio deste ano, foi uma forma de reconhecer os atletas que na última edição dos Jogos Paralímpicos, em Londres, superaram as expectativas.

As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esporte, Lazer e Juventude da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizaram, nesta terça-feira 23/09/2014, reunião conjunta para discutir a situação do esporte paralímpico na atualidade.

Apesar do bom desempenho dos atletas nos jogos de 2012, ocupando a sétima colocação no evento internacional, os especialistas que participaram da reunião acreditam que ainda é preciso integrar as políticas públicas e melhorar o direcionamento dos investimentos em pesquisas de tecnologias esportivas de ponta.

A presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Kátia Ferraz Ferreira, ressaltou que o esporte paralímpico tem alcançado melhor desempenho que o praticado por pessoas sem deficiência. “No entanto, muitos atletas têm dificuldade de colocação de recursos com relação à sua atividade esportiva”, frisou. Para ela, o esporte é uma forma de desenvolvimento de potencialidades das pessoas com deficiência. “A prática ajuda na luta contra a invisibilidade. Queremos ser contemplados e não mais ignorados em todas as áreas da vida”, concluiu.

Nos jogos paralímpicos são disputados 20 modalidades esportivas, depois do sétimo lugar nos Jogos de Londres de 2012 a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro é que o país alcance a quinta colocação nos jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Fonte: ALMG