11 de maio de 2011

Deputados vão investigar obras do governo federal em Governador Valadares (MG) e em outros municípios mineiros

O Bloco Parlamentar Transparência e Resultado da Assembléia Legislativa de Minas Gerais apresentou, nesta quarta-feira(13), em Reunião Ordinária de Plenário, requerimento solicitando que os Ministérios Públicos Federal e Estadual façam apuração das condições de habitabilidade das residências construídas em Minas Gerais e sobre os recursos aplicados por meio do PAC Federal.

Denúncias da imprensa mostram que pouco mais de um ano após serem entregues à população como modelo habitacional, residências do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, em Governador Valadares, Região Leste de Minas Gerais, estão desmoronando, já sem teto e janelas, oferecendo risco aos moradores.

Especificamente sobre o caso de Governador Valadares, os deputados do Bloco Transparência e Resultado entraram com pedido de audiência pública com a Caixa Econômica Federal para saberem como ficarão as famílias em risco e as desabrigadas. A Caixa poderá informar também de onde virão os recursos para arcar com estes prejuízos. No conjunto habitacional que atualmente apresenta problemas foram investidos, segundo a imprensa, mais de R$ 18,8 milhões, dados do Ministério das Cidades.

O deputado João Leite (PSDB) falou em plenário a respeito das solicitações do Bloco “Gostaria de deixar aqui o meu repúdio contra a falta de respeito com o cidadão que espera o mínimo de respeito. A população pobre que tem esperança de ter acesso à casa própria”. Os demais deputados do Bloco questionam a qualidade das obras e o desperdício do dinheiro público.

Finalizando as discussões o deputado Célio Moreira (PSDB) ressaltou que o Governo Federal não assinou, este ano, nenhum contrato do “Programa Minha Casa, Minha Vida” para famílias com rende de até três salários. “Durante a campanha a presidente Dilma assegurou que este projeto seria sua prioridades de governo, mas pelo jeito a opção pelo social será apenas uma figura retórica ou uma fábula com casas piores que as dos 3 porquinhos”.

Vídeo: Deputado João Leite (PSDB) fala sobre os Requerimentos