23 de maio de 2013

Deputados instalam Frente Parlamentar em defesa da Suinocultura Mineira na ALMG

O Brasil é o quarto maior exportador de carne suína do mundo. Minas é o quarto maior produtor do País e o primeiro em consumo. A Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura Mineira, solicitada pelos deputados Glaycon Franco (PRTB) e Gustavo Valadares (PSD), do Bloco Transparência e Resultado, instalada nesta quarta-feira (22/5/13), pretende incrementar o setor no Estado.

A iniciativa da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) é pioneira no país. Glaycon Franco, que vai presidir a frente parlamentar, relatou as dificuldades que os produtores enfrentam para implementar a produção da carne suína. “O tabu de que a carne de porco faz mal para a saúde e é gordurosa tem caído, e isso se deve ao melhoramento genético de nossos plantéis”, afirmou o parlamentar.

A importância da criação da frente foi destacada pelos parlamentares. Para Gustavo Valadares, “são criadas várias frentes parlamentares, mas muitas não produzem o suficiente. Esta será uma frente singular e pró-ativa, levando reivindicações de seu setor”. Já Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da comissão, comentou que a suinocultura é muito mais importante para o País do que muitos brasileiros pensam. “Acabou o preconceito com a carne, mas ainda há preconceito com o produtor”, disse.