20 de dezembro de 2011

Contradição: PT politiza negociações salariais em Minas, mas não concede reajuste para servidores federais

O posicionamento de lideranças do PT diante das reivindicações de reajuste do funcionalismo público tem sido marcado por contradições. Na esfera federal e nos estados onde está na situação, representantes do partido são enfáticos em dizer que não há no orçamento espaço para os aumentos pleiteados pelos servidores. Mas quando estão na oposição, os petistas politizam as negociações entre o governo e os sindicatos, exigindo o estabelecimento de percentuais que muitas vezes não poderão ser pagos.

As declarações da presidente Dilma Rousseff de que não haverá reajuste para os servidores federais em 2012 é um exemplo do comportamento dos membros do PT. Pelo que já sinalizou, a presidente não está disposta a conceder ao funcionalismo público sequer a recomposição das perdas inflacionarias e, diante disso, não houve por parte dos membros do partido qualquer manifestação em defesa dos direitos dos servidores.

“É de lamentar. Cerca de 70% de tudo o que é arrecadado no Brasil fica com a União, ou seja, é o ente que mais tem possibilidades de valorizar o funcionalismo público”, criticou a deputada Luzia Ferreira, do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Ao contrário do que se vê na esfera federal, a deputada ressalta o compromisso do Governo de Minas com a valorização do funcionalismo público. “É um cenário bem diferente em Minas Gerais. Mesmo sofrendo com a crise econômica, nós votamos o plano de reajuste dos servidores já prevendo para cada ano a possibilidade de pelo menos garantir a correção da inflação”, lembrou.

A valorização do servidor, na avaliação de Luzia Ferreira, é o primeiro passo para a qualificação da prestação do serviço público à população. “O governador Anastasia faz muito bem em criar planos de carreira estáveis, coerentes e transparentes para que os servidores se sintam valorizados e possam prestar um serviço de qualidade”.

Áudio: deputada Luzia Ferreira

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Leia mais:

Congresso aprova Orçamento para 2012 e servidores ficam sem reajuste

Aposentadorias acima do piso ficam sem aumento real

Dilma diz que ‘não é hora’ de reajustar salário de servidores