18 de abril de 2012

Campanha mobiliza sociedade para cobrar mais recursos da União na área da saúde

Projeto de lei de iniciativa popular busca mais recursos do Governo Federal para a área de saúde. O objetivo é fazer valer o texto original da Emenda Constitucional 29 que foi regulamentado, em janeiro deste ano, mas sofreu vetos desobrigando o repasse de 10% da União para o setor.

Para que o projeto chegue até a Câmara dos Deputados são necessários 1,5 milhão de assinaturas, para isto foi lançado, no último dia 13 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Movimento Assine + Saúde , que vai percorrer o Estado com a “Caravana da Saúde” coletando assinaturas.

A iniciativa partiu da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Médica Brasileira (AMB) e ganhou apoio da ALMG e de outras entidades.

O deputado Carlos Mosconi (PSDB), do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) argumenta que o movimento busca melhorar o financiamento da saúde no país. “O Congresso já trabalhou muito para isso, mas não conseguiu avançar”. Mosconi acredita que a coleta de assinaturas vai mostrar que a população tem poder de decisão. “O que nós estamos querendo é que a população assine um documento solicitando mais recursos para a saúde”, declarou o deputado.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Caravana da Saúde

A Caravana vai percorrer vários municípios mineiros recolhendo assinaturas pedindo para que todos os entes da federação tenham suas obrigações com o sistema de saúde brasileiro.

26.04 – Sul de Minas
07.05 – Norte
23.05 – Triângulo Mineiro
04.06 – Centro Oeste
11.06 – Rio Doce
20.06 – Zona da Mata

Para participar

Vá até um posto de coleta de assinaturas, levando título de eleitor. Eles estão localizados na Assembleia Legislativa, Prefeituras, Câmaras Municipais e estabelecimentos comerciais

Imprima o formulário disponível no hotsite, preencha e entregue no posto de coleta ou envie para o endereço da Assembleia Legislativa aos cuidados da Gerência de Relações Públicas – Rua Rodrigues Caldas, 30 – Santo Agostinho – 30190.921 Belo Horizonte/MG