12 de março de 2014

BR-381 continua na promessa. Governo do PT não lança edital e atraso acontece 23 dias após Dilma prometer duplicação até Valadares

A novela da duplicação da BR-381 ganhou mais um capítulo. O governo federal do PT não lançou o edital para escolha da empresa responsável por executar a obra no trecho que vai de Belo Horizonte à divisa entre os municípios de Sabará e Santa Luzia. A publicação estava prometida para a última segunda-feira (10/03), mas, novamente, a obra fica refém do descaso e falta de compromisso do governo. Mais promessa não cumprida pelo PT.

A duplicação da BR-381 já foi prometida pelo PT nas eleição de 2002, 2006 e 2010, mas até hoje, 12 anos depois nada foi feito. Nenhum quilometro da rodovia foi duplicado e os projetos sequer saíram do papel. Em 2014 não está sendo diferente. Com as proximidades das eleições, as promessas para a 381 já voltaram a pautar os discursos da presidente Dilma e seus aliados.

Discurso em Valadares

O deputado Bonifácio Mourão (PSDB), lembrou que, há menos de um mês, a presidente esteve em Governador Valadares e anunciou que vai liberar a duplicação da BR-381 até a cidade, mesmo sabendo que o projeto prevê a duplicação somente até Belo Oriente. “A presidente esteve em Governador Valadares há poucos dias e disse que a duplicação vai ser até Valadares. Ela mente mais uma vez porque, no projeto, a duplicação será de Belo Horizonte a Belo Oriente. De Belo Oriente a Governador Valadares, 72 quilômetros, o projeto prevê apenas melhorias”, explicou.

Deputado Bonifácio Mourão (PSDB)

Deputado Bonifácio Mourão (PSDB)

O discuso da presidente, contrário ao que está previsto no projeto, assume um caráter eleitoreiro, conforme ressaltou Mourão. “Uma coisa é o que fala o projeto, outra coisa é o que fala a presidente da República. Se ela realmente quisesse duplicar até Valadares teria colocado no projeto. Ela não colocou porque não quis e depois chega a Governador Valadares dizendo que vai ter duplicação”.

O deputado explica que, para a duplicação chegar até Governador Valadares o governo teria que mudar o projeto, lançar novos editais e fazer novas licitações e isso levaria, pelo menos, mais cinco anos. Como em 12 anos, o PT não conseguiu concluir sequer um quilômetro do que já vem sendo prometido desde 2002, fica difícil acreditar que novos trechos que não estão contemplados no projeto serão executados. “Nós precisamos que a presidente fale mais a verdade em relação aos seus compromissos.

 

Leia mais:

Cadê o cronograma? Mineiros querem acompanhar obras da 381 para não serem novamente esquecidas pelo governo do PT

Governo do PT deixa de investir R$ 40 bilhões nas estradas do país

Bom de marketing, ruim de obra: duplicação da BR-381 não saiu do papel e governo do PT já faz propaganda

Novela da duplicação da 381 tem novo capítulo: governo federal terá que refazer licitação de 4 lotes da obra