12 de março de 2013

Bolsa-atleta beneficia esportistas e técnicos de Minas Gerais

O Projeto de Lei (PL) 3.625/12, de autoria do governador Antonio Anastasia, que prevê a concessão de bolsas para atletas e técnicos que tenham participado, com destaque, de eventos esportivos estaduais, nacionais ou internacionais foi o tema de debate da Comissão de Esportes, Lazer e Juventude na manhã desta terça-feira, 12/03/2013. A audiência foi requerida pelo deputado Marques Abreu (PTB), do Bloco Transparência e Resultado da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que preside a Comissão.

O secretário-adjunto de Estado de Esportes, Lazer e Juventude, Rogério Romero explica que o bolsa-atleta já existe, o que estamos analisando agora é uma nova proposta encaminha pelo governador Antonio Anastasia para aperfeiçoar o programa. A proposta traz “inovações como a permissão de acumulação de patrocínios, a criação de uma categoria estadual e a instituição da bolsa-técnico, já que o técnico é primordial para o desenvolvimento do atleta”, disse Romero.

“Isso será para se fazer justiça, o atleta é o produto final, mas o técnico também é de fundamental importância, sem ele não se tem um atleta de qualidade para brigar pelos nossos ouros”, pontuou o deputado Marques Abreu.

A proposta do projeto é estimular a formação de atletas olímpicos subsidiando o treinamento de atletas com alto rendimento, viagens, estadia, alimentação e inscrições em competições. O valor do auxílio, ou bolsa-atleta, ainda não foi definido e será dirigido aos desportistas filiados à federação esportiva mineira ou às confederações nacionais do esporte.