23 de julho de 2014

Atenção às APAEs foi destaque no primeiro semestre da Comissão de Educação da ALMG

Para o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Duarte Bechir (PSD), um dos destaques entre os trabalhos da comissão durante o primeiro semestre de 2014 foi o esforço em torno das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, as APAEs.
Foram feitas 10 reuniões regionalizadas e, nelas, foram ouvidas demandas, necessidades, conquistas e vitórias alcançadas ao longo de 60 anos de atividades em favor da pessoa com deficiência. A comissão espera, após apresentação do relatório final sobre as APAEs, o aprimoramento de subsídios governamentais em favor da continuidade do trabalho da instituição e que enfatizem a necessidade do atendimento específico para a pessoa portadora de deficiência.
O deputado Bechir ainda reforçou a importância de levar as necessidades das APAEs à pauta da ALMG e do acompanhamento de medidas relacionadas à instituição na política nacional. “Foi um trabalho gratificante, que assinalou um momento muito especial nas ações da comissão, que também acompanhou, com muita atenção, a tramitação e final aprovação, no congresso nacional, do Plano Nacional da Educação, no qual foi assinalada a vitória expressiva das APAEs e da educação especial assegurando o tratamento diferenciado para este segmento da educação que precisa, para além da garantia de recursos, ter uma legislação eficaz que garanta, acima de tudo, a inclusão da pessoa com deficiência” – disse.
Deputado Duarte Bechir - Foto: Arquivo/ALMG

Deputado Duarte Bechir – Foto: Arquivo/ALMG