24 de abril de 2012

Assembleia promove amplo debate sobre prevenção no trânsito

A redução de acidentes nas ruas e estradas é um grande desafio para o país, anualmente são registrados cerca de 40 mil mortes decorrentes de acidentes, sendo 90% causados pela imprudência dos motoristas, excesso de velocidade e uso de álcool e drogas.

Para divulgar a violência no trânsito e o impacto que os acidentes causam nas famílias e no sistema público de saúde a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai promover um Ciclo de Debates, na capital e no interior.

Na audiência pública, promovida pela Comissão de Segurança Pública, nesta terça-feira 24/04, deputados da casa, servidores e representantes de entidades ligadas ao trânsito tiveram a oportunidade de conhecer o Plano Mineiro de Prevenção e Atendimento a Acidentes de Trânsito Terrestre. O Plano tem como objetivo formular políticas públicas voltadas para a prevenção de acidentes.

O presidente da Comissão de Segurança Pública da ALMG, deputado João Leite (PSDB), membro do Bloco Transparência e Resultado argumenta que é preciso articular as entidades ligadas ao trânsito para buscar soluções e adotar medidas para reduzir o número de mortes e de vítimas, além de fazer um trabalho de conscientização para mudar o comportamento dos motoristas.

Para João Leite este é um tema que exige a integração de esforços. “É fundamental que tenhamos todos esses atores, eles tem papel fundamental, trazem suas experiências e possibilidades de diálogos com os usuários das vias. Nós sentimos que a Assembleia está realizando um grande evento em favor da população de Minas Gerais”.

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O Ciclo de Debates está reunindo as comissões de Segurança Pública, Saúde, Educação, Transportes e de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O primeiro debate está previsto para o dia 21 de maio em Betim.