23 de abril de 2014

Assembleia faz homenagem a Tiradentes

O espírito libertário e a coragem cívica de Tiradentes foram exaltados, na tarde desta terça-feira (22/4/14), pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP), durante solenidade de inauguração da estátua do Mártir da Inconfidência na sede do Poder Legislativo estadual. A estátua fica localizada no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira.

Em seu discurso, o presidente da ALMG afirmou que a iniciativa significava um reencontro com a história e o resgate de um compromisso com a sociedade mineira e com a memória de Tiradentes. “Nesta tarde, temos a oportunidade de recuperar esta bela história, que nos enche de orgulho e nos inspira”, afirmou. Ele destacou “a vocação extraordinária do mineiro para a liberdade”, manifestada no sonho de Tiradentes por uma nação justa e igualitária.

O presidente Dinis Pinheiro referiu-se também ao compromisso da Assembleia com a memória e a cultura mineiras, lembrando outras recentes iniciativas do Parlamento estadual, como a instituição do Dia do Barroco Mineiro, as homenagens a Aleijadinho no seu bicentenário de morte, a transposição do painel histórico da artista plástica Yara Tupinambá para a Galeria de Arte da ALMG e a abertura do Memorial da Assembleia.

Estátua de Tiradentes é inaugurada na ALMG

Estátua de Tiradentes é inaugurada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. / Foto: ALMG

O artista - O parlamentar também exaltou o talento e a criatividade do artista plástico Léo Santana, a quem agradeceu “pelo belo presente”. Ele é o autor da escultura em bronze, de 1,78m e 180 quilos (mais 80 cm de base), colocada em frente ao Palácio da Inconfidência, próximo à entrada da rampa para pessoas com deficiência.

Em entrevista, o artista, que levou três meses trabalhando na obra, afirmou que atribui a mesma importância a todos os trabalhos que executa, mas ressaltou que este, em particular, revestiu-se de “uma responsabilidade maior, pela representatividade e o significado da figura histórica de Tiradentes”.

 

Fonte: ALMG