24 de maio de 2013

Assembleia de Minas realiza debate para lembrar Dia Nacional da Adoção

São mais de 45 mil crianças e jovens à espera de um lar no Brasil e cerca de 30 mil adultos que pretendem adotar. Os dados são do Cadastro Nacional de Adoção (CNA) e refletem a necessidade de melhorar a legislação para agilizar o processo de adoção.

Para debater o tema e comemorar o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promoveu, na manhã desta sexta-feira 24/05/2013,um encontro com grupos de apoio à adoção e autoridades no assunto.

A deputada Luzia Ferreira (PPS), do Bloco Transparência e Resultado da ALMG e presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Adoção da Assembleia Legislativa de Minas Gerais diz que é preciso facilitar a adoção da criança para garantir a ela um lar, dar proteção e cuidado necessário para que ela cresça com seus direitos protegidos. De acordo com a deputada, das 45 mil crianças esperando adoção somente 5 mil estão em condições legais de serem adotadas, isso em razão da morosidade dos processos judiciais. “O nosso desafio é melhorar a legislação, agilizar a adoção no âmbito do judiciário e também conscientizar a sociedade de que adotar é um ato de amor”.