24 de abril de 2014

Apaes recebem visita da Comissão de Educação da ALMG

Membros da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai visitar a sedes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em diversos regiões mineiras e promover audiências públicas.

O deputado Duarte Bechir (PSD), do Bloco Transparência e Resultado da ALMG, um dos autores do requerimento, explicou que a proposta é verificar a prestação dos serviços, a infraestrutura e as condições de funcionamento das associações para traçar um diagnóstico detalhado que servirá para direcionar as ações do Estado voltadas às pessoas com deficiência.

A primeira audiência pública sobre as Apaes foi realizada no último dia 23/02/2014 na sede da Apae de São Lourenço, no Sul de Minas. Durante a audiência Bechir apresentou dados levantados por meio de um questionário elaborado pela Assembleia e encaminhado as Apaes. De acordo com o relatório inicial, 80% das instituições afirmam não atender entre 50% e 95% da demanda por educação especial da localidade e 70% das Apaes dizem que os recursos materiais para infraestrutura são ineficientes.

Deputado Duarte Bechir

Deputado Duarte Bechir

Precisamos conhecer as Apaes mais de perto porque “nós pretendemos fortalecer essas instituições e oferecer ao futuro governador uma proposta de trabalho que dê uma atenção continuada a elas”, esclareceu o deputado.