17 de julho de 2014

ALMG discute ações para ampliação e avanço do plantão virtual da Polícia Civil

Ações para aprimorar e ampliar a segurança no Estado estão estão pautando os debates na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na última quarta-feira (16/07), parlamentares se reuniram com representantes das polícias Civil e Militar e da Secretaria de Segurança e Defesa Social para discutirem avanços nos serviços do plantão virtual da Polícia Civil.

Com o plantão virtual, é possível realizar o atendimento de ocorrências mais simples sem que seja necessário a presença dos policiais. O serviço já funciona em mais de 100 cidades, conforme explicou a secretária de Estado adjunta de Defesa Social, Cassia Gontijo. Havendo a necessidade do atendimento presencial, essas cidades têm à disposição o plantão regionalizado dos municípios de Muriaé, Governador Valadares, Ubá e Guanhães.

reunião seg publica

Reunião sobre plantão virtual da Polícia Civil / Foto: ALMG

O serviço virtual deu mais agilidade ao procedimentos da polícia judiciária, além de ter contribuído para a redução dos deslocamentos dos policiais para as cidades onde funciona o plantão regionalizado. Com isso, foi possível manter um policiamento preventivo nas pequenas cidades. Segundo a secretária adjunta, há a expectativa de que as cidades de Ipatinga, Montes Claros e Teófilo Otoni possam também receber o plantão regionalizado, conforme noticiou o portal da ALMG.